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21/09/2011 - Clima Organizacional

 
 
Clima organizacional pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais que existem em uma organização (cultura) e, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e sua cultura, e como ele reage a isso. Resumindo, clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa em relação a políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional, identificação com a empresa, entre outros.
O clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e, consequentemente, na qualidade de seu trabalho. Por isso, é tão importante para as empresas mensurar essa percepção que os colaboradores possuem dela. É uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização.
Indícios que o clima não está bom:
- Pichações nos banheiros
-Absenteísmo
-Programas de sugestões malsucedidos
-Avaliação de desempenho
-Greves
-Conflitos interpessoais e interdepartamentais
-Desperdícios de materiais
-Queixas no serviço médico
-Alta rotatividade
-Grande número de atestados
Objetivos de uma Pesquisa de Clima:
-Avaliar a imagem que os colaboradores fazem da empresa, de sua missão e objetivos;
- Medir o grau de satisfação dos empregados com os diferentes aspectos da organização;
- Analisar as expectativas dos empregados;
- Verificar se existe integração entre os objetivos dos colaboradores e os objetivos da organização;
- Verificar se existe correlação entre a satisfação na organização e a oferta do composto de benefícios e serviços;
- Medir o grau de envolvimento dos colaboradores com suas tarefas e responsabilidades, com clientes e com os agentes internos e externos,
            Há muitas formas de avaliar o clima organizacional, através de reuniões com gestores, entrevista de desligamento, programa de sugestões; entretanto a mais completa é a Pesquisa de clima organizacional. Essa pesquisa identifica tanto problemas reais no campo das relações de trabalho como problemas potenciais, permitindo sua prevenção através do aprimoramento ou da adoção de determinadas políticas de pessoal.
            Então, agora está na hora de pensar: como anda o clima na sua organização? Podemos “esquentar” e motivar a sua equipe, trazendo maior produtividade e bem-estar para o seu colaborador. Pense nessa ideia.
 
 
 





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