E-mail: Senha:     Recuperar Senha
 
 
O que oferecemos


Sobre a Alia


Biblioteca


Fale Conosco


Biblioteca
»
Notícias e artigos
02/09/2011 - Currículo: A porta de entrada

           
 
            Existe o currículo ideal? Não existe receita, cada profissional “dá a sua cara”. Porém há cuidados importantes na hora da elaboração do mesmo. Um modelo bem estruturado, com as informações certas faz a diferença e o leva ao próximo passo, ao processo de seleção. Para começar pense no currículo como seu marketing pessoal, deve indicar de maneira completa e verdadeira a sua evolução profissional, e também apresentar isso de forma atraente, para se destacar entre os concorrentes. Nesse texto você encontrará algumas dicas de como elaborar um currículo.
            Itens básicos
- Dados de identificação com nome, data de nasimento, endereço completo e contato.
- Objetivo, indique sua pretensão em relação à empresa, ou sua área de interesse.
- Formação acadêmica, incluindo nome da instituição de ensino, curso e ano de início e conclusão.
- Experiência profissional, indicando nome da empresa, ramo de atuação, cargo exercido, principais atribuições e atividades desenvolvidas. Preferencialmente os últimos 3 empregos, ou os mais relevantes. Não é obrigatório informar últimos salários e pretensão salarial.
- Conhecimentos em outros idiomas, informática e cursos extra-curriculares pertinentes à vaga concorrida.
 
            Como apresentá-lo
- Não esqueça de deixar telefones de contato, e-mail e formas de comunicação.
- Seja objetivo, no máximo 2 páginas. Escreva o que é realmente importante, porém completo nas informações relevantes. Faça tudo tendo em vista direcionar seu currículo para o objetivo profissional que você traçou inicialmente
- Os últimos empregos são os mais importantes, liste-os em ordem cronologica, começando pelo último.
- Facilite a Leitura! Use fontes (letras) de tamanho adequado. Configure seu editor de texto para deixar espaços entre linhas, pois isso facilita bastante a leitura. Nunca entregue um currículo sujo e amassado.
- Cuidado com o Português! Se está com dúvidas, peça ajuda. Evite utilizar abreviaturas, pois podem ser difíceis de reconhecer.
- Não minta! A mentira, como diz o ditado, tem perna curta e pode por tudo a perder. A oportunidade dos sonhos pode virar pó quando descobrirem que você não é ou não fez exatamente o que está relatado no seu currículo.
- É bom sempre lembrar que o currículo não é uma história da sua vida, e sim um resumo das suas qualificações, dados como nacionalidade, cor, filiação e número de documentos não são necessário na maioria dos casos.
- Não envie fotografia quando não é solicitado.
            Essas são apenas dicas simples de como elaborar um currículo e ter várias oportunidades no mercado de trabalho. Mas não se esqueça de análisar o perfil da empresa que almeja a vaga e então elaborá-lo de acordo. Nenhuma posição ou vaga é igual à outra. Portanto, o seu currículo não pode ser padronizado para todas as vagas e processos para os quais se candidatar. É essencial sempre seguir os objetivos que gostaria de alcançar.
            Ainda tem dúvidas? Venha até a Alia Gestão nós teremos o maior prazer em ajudá-lo.
 
 
 
 





Voltar

 
© 2017 Alia Gestão. Todos os direitos reservados.