E-mail: Senha:     Recuperar Senha
 
 
O que oferecemos


Sobre a Alia


Biblioteca


Fale Conosco


Biblioteca
»
Notícias e artigos
10/08/2011 - Emprendedorismo e Planejamento Estratégico

Talvez a vida fosse mais simples há décadas atrás, porém, o progresso, do modo como se apresenta, é um fenômeno a que todos estão vinculados.

O ambiente de pouca concorrência foi substituído por um mercado caracterizado pela competitividade. Neste novo cenário, somente as organizações mais adaptadas alcançam os melhores nichos de mercado.

O empreendedorismo, como um fator contribuinte para o desenvolvimento de novos produtos e serviços, novos métodos de produção e mercados, é visto como um dos principais mecanismos propulsores da atual estrutura econômica.

O fator que distingue o comportamento empreendedor é a capacidade de tomar decisões estratégicas.
Compreendendo que empresas não são fontes de dinheiro, mas um meio para  gerá-lo, as estratégias empreendedoras têm com claro objetivo a obtenção da máxima taxa de retorno, ajustada ao risco.

Entretanto, lucro não é algo que ocorre naturalmente, é necessário um trabalho especial para produzi-lo. Neste aspecto, a fase mais importante do trabalho passou a ser intelectual, pois se vive numa realidade que a era do trabalho braçal foi substituída pela do conhecimento intensivo.
 
A tomada de decisões empreendedoras no dia a dia requer o domínio de competências relacionadas aos campos da administração, direito, economia e comunicação. Para tanto, existem ferramentas que tornam a percepção da realidade mais racional, como aquelas utilizadas pelo método científico.

Então, a demanda por educação tem por objetivo claro maximizar os fluxos de rendimento, porém o conhecimento adquirido só será produtivo se for aplicado, de modo a produzir resultados, melhorar processos e gerar riqueza.

O empreendedor é um agente de mudanças que opera por meio da organização, não obstante, nem todo indivíduo com perfil empreendedor torna-se necessariamente um empresário, mas todo empresário bem sucedido em longo prazo, é necessariamente empreendedor. A soblevivência das empresas está relacionada á eficiência na gestão e esta, por sua vez, à competência empreendedora.
 
Referência Bibliográfica
  
SILVA, Alcion Alves. Empreendedorismo [prelo].





Voltar

 
© 2017 Alia Gestão. Todos os direitos reservados.