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29/05/2012 - Rotatividade nas organizações

Turnover
 
Muito usado pelas áreas de Recursos Humanos das organizações, o termo “turnover” também é conhecido como “rotatividade” e traduz o percentual de substituição de colaboradores que uma empresa possui, servindo como indicador de saúde organizacional, ou seja, o giro entre entradas e saídas de uma empresa.
A necessidade de se calcular o índice de rotatividade em uma organização está diretamente ligada à resolução de uma situação problema, promovendo ações que possam gerar mudanças, pois a presença de alta rotatividade é indicador de disfunção organizacional, ou seja, de que algo pode não estar funcionando conforme o planejado.
A saúde de uma empresa pode se definir pela relação entre o número de pessoas que entra e pelo número de pessoas que sai durante um mês em relação ao total de funcionários existentes naquela empresa.Dependendo do tipo de organização, se o turnover tiver um alto percentual, maior do que 5% indica que algo está errado na organização. É o momento de analisar o motivo dessa alta rotatividade, afinal, os colaboradores são antes de tudo pessoas, que têm necessidades e criam vínculos dinâmicos de relacionamento com os colegas da empresa, ou mesmo com clientes e fornecedores.
Os colaboradores de uma organização detêm o conhecimento das rotinas de trabalho, o que a empresa produz ou quais serviços ela presta e, após algum tempo na mesma função, esses profissionais passam a dominar essas atividades e a desempenhá-las com ênfase. Quando alguém da equipe sai, as atividades sofrem mudanças que em maior ou menor grau afetam a organização.
Apesar de muitas empresas acreditarem que, quando a saída do colaborador é por sua decisão não a afetará, isto é um engano. Qualquer saída é traumática para a organização, por mais argumentos que existam a seu favor. Basta imaginar o quanto foi gasto com treinamento, burocracia contratual, benefícios, encargos e outros gastos, para notarmos que a empresa sempre sai prejudicada.
Para a redução do índice de rotatividade tem-se como alternativa, pesquisar as principais causas que podem estar acontecendo internamente na empresa, através dela diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução.
Apesar de óbvio, será que as empresas realmente estão valorizando seus talentos e suprindo suas necessidades, a fim de não perdê-los para a concorrência? Será que melhores salários, treinamento adequado, concessão de benefícios e melhora do ambiente de trabalho poderão retê-los? Para saber o que motiva um colaborador a deixar a empresa, utilizam-se as entrevistas de desligamento, não deixando passar essa oportunidade de saber o que está ocorrendo.

Turnover alto, em geral, provoca prejuízo financeiro a uma organização!






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